A Vila de São Jorge, localizada na Chapada dos Veadeiros ao lado da entrada do Parque Nacional, é um destino bucólico e encantador que atrai visitantes de todo o mundo em busca de natureza intocada, trilhas, experiências gastronômicas e badalação noturna. Apesar de ser uma vila muito pequena, há diversos tipos de atividades para se fazer por lá, e selecionamos 7 lugares muito interessantes que você pode conhecer quando viajar para a região.
1 – Visitar uma exposição de arte psicodélica na Galeria Janelas do Imaginário
A arte psicodélica é caracterizada por cores vibrantes, formas ondulantes e linhas que se entrelaçam em padrões hipnóticos. Essas obras buscam expressar ideias espirituais ou filosóficas de uma forma visualmente atraente e intrigante.
Com trabalhos inspirados na natureza, os artistas César Franzói e Jackelyne Teixeira misturam animais, plantas, e formas do planeta, com seres e idéias de outras dimensões, fazendo das pinturas uma grande união universal. Suas pinturas são transformadas em estampas de vestuário e acessórios pessoais que você pode adquirir na loja. O trabalho dos artistas é amplamente diversificado em paleta de cores e em formas infinitas, inspirados na cena da arte psicodélica e visionária, iniciada na década de 60.
Nos fundos do espaço, uma surpresa está reservada para os amantes da arte interativa: Uma galeria de arte 3D em que você faz a imersão utilizando óculos especiais e pode apreciar algumas obras por uma perspectiva totalmente diferente. Vale muito a visita!
2 – Saborear o tempero goiano do Restaurante da Nenzinha
Dona Nenzinha, a proprietária do restaurante, é reconhecida pela sua habilidade culinária e pelo acolhimento caloroso que proporciona aos seus clientes. Seu estabelecimento costuma atrair tanto moradores locais quanto turistas para experimentar a autêntica culinária goiana. Escolha uma mesa no fundo e relaxe na sombra de um abacateiro.
Se você der sorte, no cardápio do dia haverão comidas típicas da região como o arroz ou frango com pequi, carne de panela, peixe frito, galinha caipira e a farofinha de carne. Destaque para os sucos naturais servidos sempre gelados. Aberto diariamente de 12hs às 17hs.
3 – Apreciar um pôr do sol no Bar do Mirante
As tardes de São Jorge nunca mais foram as mesmas depois da inauguração do Bar do Mirante que fica há aproximadamente 2km do centrinho da vila. Com apresentações musicais, DJs, número circenses, fogueira e muita energia boa, o Bar do Mirante é um convite a parar, relaxar e curtir um belo pôr do sol com vista para o Parque Nacional.
O local conta ainda com comidinhas (mini pizza, pipoca) e bebidas para finalizar o dia num clima de esquenta. O Bar do Mirante abre de quarta à segunda das 16hs às 21hs e a entrada custa R$ 40,00.
4 – Curtir uma baladinha no Barteus
Lugar perfeito pra curtir com amigos e crushs, o Barteus é um ambiente 100% LGBTQIA+ friendly recentemente aberto na Vila de São Jorge. Nos finais de semana mais movimentados da temporada, rola um inferninho incrível nos fundos do bar para dançar até suar!
Os drinks autorais são de excelente qualidade e um ótimo custo benefício e as opções gastronômicas são muito saborosas. Fica bem no centrinho de São Jorge em frente à Praça do Artesão. Aberto de quarta à domingo de 18hs às 02hs
5 – Conhecer o Restaurante Buritis
Comandado há mais de 20 anos pelo Messias, o famoso Spoleto do Cerrado oferece um buffet de massas, molhos caseiros e acompanhamentos por um preço fixo e se gostar da refeição, você ainda pode repetir. A decoração do restaurante Buriti combina fotos dos atrativos da Chapada dos Veadeiros com depoimentos escritos pelos viajantes, além de souvenirs e extraterrestres.
Além do buffet de macarrão, você pode montar saladas e pedir pratos à la carte ou porções generosas. A casa conta ainda com cerveja gelada, sucos e vinhos de vários rótulos do Brasil e do mundo. O Restaurante Buritis abre à partir das 14hs diariamente, exceto nas quartas-feiras quando fica fechado.
6 – Provar a alta gastronomia regional da Cozinha do Cavaleiro
Com um ambiente familiar e intimista, a Cozinha do Cavaleiro busca valorizar os ingredientes do Cerrado em seus pratos, e promete um explosão de sabores aos visitantes que se abrem para a proposta do cardápio. Atendimento personalizado e acolhedor, com a atenção dos chefs Lui e Lu nas mesas, explicando cada detalhe e a história dos pratos. A integração dos ingredientes do cerrado com a alta gastronomia é uma experiência surpreendente. Destaque para o bar da casa com seus drinks bem elaborados que também levam um toque de frutos e especiarias do Cerrado. O restaurante abre de quarta à sexta de 18hs às 23hs e aos sábados e domingos de 16hs às 23hs.
7 – Visitar a Capela de São Jorge
Conhecida como a primeira construção da vila, a Capela de São Jorge é uma das mais emblemáticas da região: uma pequena igreja de arquitetura simples e rústica. Embora a data exata de sua construção não seja precisamente conhecida, estima-se que a capelinha tenha sido erguida no século XVIII, durante o período colonial, quando a exploração dos cristais na região começou a atrair garimpeiros de todo o Brasil.
A Capela de São Jorge tem grande importância histórica e cultural para a comunidade local. É um local de devoção religiosa para os moradores e visitantes, além de servir como ponto de encontro e celebração de festas religiosas como a Festa de São Jorge e a Festa do Divino Espírito Santo. A simplicidade de sua arquitetura, construída com materiais locais como adobe e madeira, confere um charme único à capela.
Pensando sempre em aproveitar melhor o tempo durante a sua estadia, a Chapada 360 busca ofertar atividades que combinem atrativos e experiências durante a sua viagem na região de Veadeiros. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e peça o seu roteiro personalizado!