Passeios na Chapada dos Veadeiros

Você já começou a planejar sua viagem, mas ainda não sabe o que incluir no roteiro? O que não faltam são opções de passeios na Chapada dos Veadeiros.

google
Google Reviews
5,0
+36 Avaliações

+30 destinos

e roteiros

+7 anos de

experiência

+1.500 passeios

com segurança

Guias locais

especializados

Localizada no nordeste do estado de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é o destino perfeito para quem quer descansar ao som das cachoeiras e entrar em contato com a natureza.

Com cerca de 264 mil hectares, a Chapada dos Veadeiros abrange as cidades de Cavalcante, Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, São João d’Aliança, Colinas do Sul e Nova Roma, no estado de Goiás.

Por ter uma biodiversidade tão rica e única, a região foi nomeada Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO em 2001. Esse título é concedido para áreas que reúnem valores culturais e belezas naturais, e do ponto de vista científico, são consideradas de fundamental importância para a humanidade.

Conheça os passeios disponíveis para fazer na Chapada dos Veadeiros com a Chapada 360!

Passeios na Chapada dos Veadeiros

Confira agora nossa lista dos melhores passeios para fazer na região!

Cachoeira da Capivara

A Cachoeira da Capivara fica em Cavalcante, GO. Ela possui uma queda de água principal, com 40 metros de altura, e várias quedas d’água menores, que formam cascatas em suas formações rochosas; além de piscinas naturais.

A trilha para chegar à Cachoeira da Capivara é leve a moderada, com pouco mais de 2km de comprimento (ida e volta)

Complexo do Boqueirão

O recém inaugurado Complexo do Boqueirão fica no município de Cavalcante e encanta a todos os visitantes com seus poços azuis cristalinos, escorregas naturais e verdadeiros aquários para banho.

O primeiro poço fica à 200mts da recepção. Trilha acessível para todos os públicos.

Cachoeira Simão Correia

A Cachoeira Simão Correia possui um percurso de 13km (ida e volta) e fica localizada em Alto Paraíso. A trilha margeando o rio e adentrando vários paredões com dobras geológicas impressiona a todos os visitantes.

O poço principal da cachoeira possui tons esverdeados e uma queda de 120 metros de altura que impressiona a todos os trilheiros. A trilha é de nível intermediário a difícil.

Cachoeira do Abismo

A Cachoeira do Abismo está localizada em São Jorge, Alto Paraíso de Goiás, na trilha que vai para o Mirante da Janela, cartão postal do local. Ela possui um poço raso e uma queda de água de 20 metros de altura. Porém, essa cachoeira só aparece na estação das chuvas, entre outubro e abril.

A trilha até a Cachoeira do Abismo é de 1,8 km, mas é de nível intermediário.

Cachoeira do Rei da Prata

A Cachoeira do Rei da Prata é a mais famosa do complexo de dez Cachoeiras do Prata, em Cavalcante. Ela possui água de tons de verde esmeralda, super cristalinas.

Para chegar até a Cachoeira do Rei do Prata, é preciso fazer uma trilha de nível intermediário de 7 km de extensão.

Complexo do Canjica

Localizado em Cavalcante, o Complexo do Canjica e Águas Lindas possui trilha total de 9,5 km no formato de circuito e águas de tons azul cristalinas.

São diversas paradas para banho incluindo a famosa Borda Infinita, Cachoeira do Canjica, Poço das Águas Lindas e Poço da Pedra. Trilha de nível intermediário a difícil

Cachoeira Almécegas I e II

O conjunto das Cachoeiras Almécegas I e II, a cerca de 9 km de Alto Paraíso, está localizado na Fazenda São Bento. A Cachoeira Almécegas I tem 45 metros de altura, uma queda d’água impressionante. Sua irmã menor, a Cachoeira Almécegas II possui 8 metros de altura.

O acesso a elas é feito por uma trilha de nível médio a moderado de 2,4 km de distância (ida e volta) e 1,2 km (ida e volta) respectivamente.

Cachoeira do Cordovil

A Cachoeira Cordovil fica no Santuário Fazenda Volta da Serra, na cidade de Alto Paraíso de Goiás. Ela tem 44 metros de altura e piscinas naturais de cor verde esmeralda de cerca de 3 metros de profundidade.

Para chegar até a Cachoeira do Cordovil é necessário percorrer uma trilha de 1,2 km partindo do estacionamento interno do santuário (2,4 km ida de volta).

Cachoeira do Segredo

A Cachoeira do Segredo é uma das mais bonitas da Chapada dos Veadeiros. Ela possui uma queda de água de 115 metros de altura e um paredão de formações geológicas repleto de vegetação.

A trilha que leva a Cachoeira do Segredo tem 7 km (ida e volta) e três pontos principais para banho. O seu nível de dificuldade é moderado.

Cachoeira dos Anjos e Arcanjos

Cachoeira dos Anjos e Arcanjos

As Cachoeiras Anjos e Arcanjos é composta por duas quedas do Rio Pretinho. A Cachoeira dos Anjos tem uma queda de 30 metros de altura e uma enorme piscina natural. Já a Cachoeira dos Arcanjos, que fica um pouco mais acima, possui quedas de água em forma de escada, um poço para banho mais profundo e um ofurô natural.

A trilha para as Cachoeiras dos Anjos e dos Arcanjos possui 3 km e é de dificuldade moderada.

Saltos do Rio Preto

Os Saltos do Rio Preto ficam dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Para chegar até as quedas de água é preciso fazer a Trilha dos Saltos, que tem aproximadamente 10 km (ida e volta).

O percurso leva à quatro cachoeiras: Saltos de 120 metros, Cachoeira do Garimpão (80 metros), Carrossel e Corredeiras. O percurso é de nível de dificuldade moderado a difícil.

Cachoeira Santa Bárbara

A Cachoeira Santa Bárbara é a mais famosa da Chapada dos Veadeiros — graças a sua água azul e super transparente.

Essa cachoeira está localizada na cidade de Cavalcantes, GO, na comunidade Kalunga Engenho II, junto com a Cachoeira da Capivara e a Cachoeira Candaru.

Para chegar até a Cachoeira Santa Bárbara é necessário fazer uma trilha leve de 2 km de distância, logo depois de pegar o transporte de pau de arara para percorrer a estrada de terra.

Cachoeira dos Cristais

A Cachoeira dos Cristais é composta por vários poços para banhos e pequenas quedas de água.

A trilha principal que leva até ela tem apenas 1.2 km de comprimento e é de dificuldade fácil a intermediária. Esse é um roteiro ótimo para quem não sabe nadar ou está em viagem com crianças.

Cachoeira dos Macaquinhos

O Complexo de Cachoeiras dos Macaquinhos é um atrativo com 10 cachoeiras na Chapada dos Veadeiros. Durante a trilha, há várias entradas para quedas de água, mas quem preferir pode ir direto para a Cachoeira do Encontro e da Caverna.

A trilha possui cerca de 6 km (ida e volta) e é considerada de nível intermediário a difícil.

Cachoeira Loquinhas

A Cachoeira Loquinhas é um complexo de 18 quedas de água localizado na Fazenda Loquinhas.

Ao todo, são três trilhas para conhecer as cachoeiras: Loquinhas, Ruby e Violeta. São cerca de 2 km de distância percorridos a pé. O percurso é de nível fácil.

Cachoeira Poço Encantado

A Cachoeira Poço Encantado possui uma queda de 38 metros de altura, dividida em várias quedas menores. Por ter um poço bem grande, essa cachoeira é ótima para praticar esportes aquáticos, como stand up paddle. Também tem uma ótima infraestrutura com banheiro e lanchonete. Dá para passar o dia com a família.

O acesso a Cachoeira Poço Encantado é muito fácil. A trilha leva menos de 5 minutos a partir do estacionamento para ser concluída.

Cachoeira São Bento

A Cachoeira São Bento está localizada no mesmo complexo das Cachoeiras Almécegas I e II.

Esse é um dos pontos turísticos mais visitados na Chapada dos Veadeiros, pois é de fácil acesso e possui um poço grande para mergulho.

A trilha do estacionamento até as Cachoeiras São Bento é de apenas 600 km, de nível de dificuldade leve.

Catarata dos Couros

A trilha da Catarata dos Couros é curta (6 km ida e volta), mas possui uma grande quantidade de piscinas naturais e quedas de água. As atrações da trilha incluem a Cachoeira Almécegas 1000, Cachoeira da Muralha, Cânion do Bujão e a Cachoeira do Parafuso.

A trilha da Catarata dos Couros, que fica a 52 km de Alto Paraíso, é realizada pelas margens do Rio dos Couros e é de nível intermediário. Recomendado o acompanhamento de um guia.

Jardim de Maytrea

O Jardim de Maytrea é uma bela paisagem de campo úmido dentro da área do Parque Nacional Chapada dos Veadeiros repleto de plantas típicas do cerrado, como o buriti e o chuveirinho. No horizonte, é possível ver um lindo pôr do sol aos pés do Morro do Buracão e Morro da Baleia.

O Jardim de Maytrea fica no lado direito da rodovia GO-239 e pode ser acessado de carro.

Cachoeira do Caracol

Localizada no Complexo do Rio Caldeira em Alto Paraíso de Goiás, o atrativo recém inaugurado encanta a todos os visitantes com suas características geológicas únicas.

A trilha possui 1,8 km de ida e exige o uso de equipamentos de segurança para o acesso a famosa formação do Caracol. Além da cachoeira principal, a trilha dá acesso ao Poço do Pedrão e Valquírias 1 e 2. O acompanhamento de um guia é obrigatório.

Cachoeira do Dragão

Cachoeira do Dragão

A Cachoeira do Dragão é uma das mais recentes atrações da Chapada dos Veadeiros. Ela fica em Alto Paraíso e foi aberta para visitação apenas em 2017. Por isso, ainda é pouco conhecida.

Para chegar até a Cachoeira do Dragão é obrigatório estar com um guia local, e equipamentos de segurança, pois a trilha é de nível difícil. São 36 km percorridos em uma estrada de terra com veículo 4×4, mais 4 km de trilha — sendo 1 km nadando na água gelada.

Cachoeira do Label

A Cachoeira do Label é considerada a maior do estado de Goiás, e uma das 6 maiores do Brasil. A sua queda de água é de 187 metros de altura. Mesmo assim, é possível mergulhar nas suas piscinas naturais.

A Cachoeira Label fica na Reserva Bellatrix. Para chegar até ela, é necessário fazer uma trilha de nível moderado de aproximadamente 2 km.

Morada do Sol

O complexo Morada do Sol é formado por pequenas quedas d’águas e piscinas naturais de águas cercadas de formações geológicas únicas. Ela está localizada às margens da GO-239 no sentido Colinas do Sul.

A trilha que leva até o Morada do Sol tem 2 km de distância e é considerada de nível de dificuldade leve.

Nascer do Sol no Parque Nacional

Esse passeio pode ser feito somente de quinta à domingo. Adentramos a unidade de conservação caminhando madrugada adentro até as Corredeiras onde vamos assistir ao espetáculo do raiar do dia.

O percurso total tem 5km e vamos conhecer ainda os Saltos do Rio Preto e o Mirante do Carrossel.

Poço das Esmeraldas

O Poço das Esmeraldas fica no Santuário Fazenda Volta da Serra, em Alto Paraíso de Goiás. Ele é a continuação do rio da Cachoeira do Cordovil.

O Poço das Esmeraldas tem águas transparentes de tom esverdeado. A sua profundidade é de 5 metros e a visibilidade é ótima.

Para chegar até o Poço das Esmeraldas é necessário fazer uma trilha um pouco mais de 800 metros, de nível fácil.

Comunidade Kalunga do Engenho II

A comunidade Kalunga do Engenho II faz parte do maior território Quilombola do Brasil que atualmente possui 265 mil hectares. Lá estão localizados alguns dos pontos turísticos mais famosos da Chapada dos Veadeiros, como a Cachoeira Santa Bárbara, da Capivara e Candaru.

Seu povo acolhedor serve um delicioso almoço típico com alimentos orgânicos cultivados nas roças de toco da região, além de possuirem uma vasta opção de medicinas naturais e artesanato local.

Sertão Zen

A trilha do Sertão Zen tem 8 km de distância e é realizada por cima dos chapadões da Serra da Baliza.

O percurso de nível difícil inclui o Mirante da Cachoeira Sertão Zen, Banho Inca e, por fim, uma cachoeira de 150 metros de altura.

O acesso ao atrativo é feito somente de Outubro à Abril.

Trilha do Carrossel

A Trilha do Carrossel fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Ela é de nível moderado e faz parte do circuito dos Saltos e das Corredeiras.

A trilha Carrossel tem 9 km de distância (ida e volta total) e passa por mirantes, piscinas naturais, cânions, vias de escalada e cachoeiras da Chapada dos Veadeiros. O acesso ao atrativo é permitido somente de Junho a Outubro

Trilha dos Cânions e Cariocas

A Trilha dos Cânions e da Cachoeira das Cariocas é um dos passeios mais clássicos da Chapada dos Veadeiros. Ao todo, as trilhas têm 12 km de extensão e são consideradas de nível moderado.

As principais atrações da trilha são as piscinas naturais do Cânion I e Cânion II e a Cachoeira das Cariocas.

Vale da Lua

O Vale da Lua recebeu esse nome por causa da sua superfície rochosa que lembra as crateras da Lua. Lá existem piscinas naturais relaxantes, com hidromassagens naturais.

Para chegar até o Vale da Lua, é necessário fazer uma trilha leve de 600mts. Durante o percurso há paradas nas piscinas naturais para banho e no mirante com vista para o vale.

Fale conosco agora

Possuímos uma equipe especialista em Alto Paraíso. Estamos prontos para lhe atender!

WhatsApp whatsapp